O que é o Yoga

O Yoga é uma filosofia prática de vida com mais de 6000 anos de existência e que teve origem na Índia. Na sociedade actual o Yoga é ideal para aliviar a constante pressão da vida moderna, ensinando o praticante a revitalizar o seu corpo físico, a aprender a respirar e a relaxar melhor, a melhorar a sua concentração e assim reduzir os níveis de stress. Trata-se de uma prática que visa desenvolver o Ser Humano em todas as suas facetas positivas para uma vida mais plena e mais feliz.

O Yoga promove a saúde, confere uma musculatura e uma flexibilidade excepcionais, e uma boa forma e resistência invulgar, proporciona um elevado controlo gravítico e do movimento, fortalece uma coluna vertebral ergonómica, mantém um peso saudável, e uma silhueta adequada. O Yoga proporciona um sono biológico nocturno da máxima qualidade, fortalece o sistema imunitário, estimula exponencialmente o aparelho endócrino, mantendo um constante pico hormonal de juventude, e a sensação de auto confiança e felicidade.

 

Nas aulas do Yoga irá realizar:

- posições físicas baseadas na permanência (ásana), conciliadas com

- técnicas respiratórias (pránáyáma),

- de relaxamento (yoganidrá),

- de tonificação e limpeza (kriyá),

- de canalização de energia (bandha),

- de meditação (dhyána), que ajudam no processo de concentração e descongestionamento energético do corpo e da mente.

- e de visualização de objectivos pessoais e globais (mánasika) que o ajudarão a ultrapassar as dificuldades do corpo, do tempo, e do ambiente que o rodeia.

 

Todas estas práticas específicas do Yoga quando sabiamente conjugadas em aula proporcionam um benéfico desbloqueio energético dos principais pontos de energia da coluna vertebral (chakra) através da compressão das respectivas glândulas endócrinas associadas, bem como dos músculos e articulações, do sistema nervoso central e órgãos internos, num gradual processo de flexibilização, e, do treino de força. Assim, todo o funcionamento dos sistemas fisiológicos do Ser Humano (respiratório, circulatório, digestivo, nervoso, endócrino, reprodutor, muscular e esquelético) são excepcionalmente trabalhados e influenciados positivamente.

 

Temos aulas adaptadas a si e ao seu ritmo: Aulas de Yoga Suave e Yoga Relaxante, Aulas de Yoga Dinâmico, Tradicional e Avançado.
Apenas em uma sessão de prática é possível sentir benefícios no bem estar geral. Após um a três meses de práticar regular do Yoga já podemos sentir de maneira mais profunda a manifestação destes benefíciosde uma forma mais acentuada e intensa. As conquistas mais duradouras obtêm-se como em qualquer outra actividade, com a regularidade da prática. Os verdadeiros benefícios do Yoga estendem-se muito para além do corpo físico, influenciando também positivamente o plano emocional e mental do praticante, as suas realizações pessoais e profissionais.

 

Se é um principiante ou se é a primeira vez que pratica no nosso Centro, encontrará aulas dinâmicas e relaxantes, profundas e desafiantes, elevando o seu bem estar e aumentando o seu nível de auto-conhecimento.

Perguntas frequentes


yoga caparica

Existe limite de idade para praticar Yoga?

O Yoga é para todas as idades e adaptado a todas as nossas fases de evolução, desde a barriga da mamã até à 4ª idade.

yoga caparica

Não tenho flexibilidade posso praticar?

Sim, porque o Yoga melhora a flexibilidade e ao contrário do que se pensa a maioria dos praticantes de Yoga não nasceram com super flexibilidade, todos nós fomos melhorando gradualmente com a prática regular.

yoga caparica

O Yoga é uma religião?

O Yoga é uma filosofia prática de vida independentemente dos factores culturais ou religiosos, e liga de forma suave e harmoniosa, o corpo e a mente às leis universais da Natureza.

yoga caparica

Sou principiante, que horário devo escolher?

Pode praticar em qualquer dos nossos horários. Na mesma aula o professor ministra diferentes níveis para a mesma técnica. Deve escolher o horário que seja melhor para si.

Testemunhos dos nossos alunos

“Somos continuamente estimulados ao autoconhecimento físico e mental e a dar o nosso melhor respeitando sempre os nossos limites.”

Carlota Lavina

“Entrei no Áshrama da Costa da Caparica, pela primeira vez, em abril de 2009. Gentilmente, a professora Vanda Freitas deixou-me fazer a primeira aula. Gostei tanto que, desde então, nunca mais saí de lá. ”

Lígia sequeira

“Comecei a praticar yoga com a Vanda há 2 anos e meio e sinto-me em casa no nosso ashrama. As aulas são um tempo que reservo para mim e para o meu bem estar, fazem-me bem a nível físico e emocional.
No fundo, a prática de yoga aproxima-me da pessoa que quero ser. ”

IRIS BRAVO

sorri, respira e
caminha calmamente
vive o presente