Porquê praticar Yoga?

A resposta curta é porque o Yoga o faz sentir melhor, existe à mais de 6000 anos e a unica razão é porque funciona. Praticar as posições físicas, aprender a respirar melhor, a relaxar e a controlar a mente pela meditação vai torná-lo mais saudável, fisicamente e emocionalmente. Para muitas pessoas esta resposta é suficiente, mas para quem estiver interessado existe mais.

Enquanto no início as pessoas principiantes se sentem atraídas pelo Yoga como forma de combater o stress, manter uma silhueta mais definida, um corpo em forma e flexível, ou por procurarem algum tipo de alívio para problemas respiratórios, musculares, dores das costas ou cabeça, muitos são aqueles que experimentam mudanças mais subtis na maneira de estar na vida, à medida que aprendem a conviver com o melhor de si, com mais calma e tranquilidade, e de forma mais saudável.

 

Mais detalhadamente, as pesquisas científicas demonstraram que o Yoga ajuda a administrar e controlar a ansiedade, artrite, asma, dores nas costas, pressão arterial, fadiga crónica, depressão, diabetes, dores de cabeça, doenças cardíacas, e claro o stress e outras condições. Melhora o tónus muscular, a flexibilidade, a força e a resistência, bem como toda a circulação, aumenta a auto-estima, estimula o sistema imunológico e cria uma sensação de bem estar geral.

 

O propósito original do Yoga é pois desenvolver o Ser Humano em todas as suas facetas positivas, de forma natural e excepcional, mantendo-o no seu estado natura - saudável e feliz, e atingir o Nirbíja Samádhi (ou Iluminação) - um estado de Suprema Consciência Intelectiva, a compreensão das leis humanas e cósmicas.

 

O Yoga é um processo individual de auto-descoberta e auto-discernimento, não descrimina, é uma filosofia prática de vida independentemente dos factores culturais ou religiosos, e liga de forma suave e harmoniosa, o corpo e a mente às leis universais da Natureza.

O que é?


yoga caparica

Shiva?

Na cultura Yogi Shiva é aceite como o grande arquétipo da transformação do universo, o criador do Yoga, o primeiro Mestre dos Grandes Mestres.

yoga caparica

Pránáyáma?

São exercícios respiratórios que aumentam o nível de oxigénio e energia disponível no corpo humano.

yoga caparica

Meditação?

É o controlo da frequência das ondas mentais que potencia a nossa concentração, capacidade de discernimento e intuição.

yoga caparica

Sámkhya?

É a Filosofia Mãe do Yoga, cosmogénica e antropogénica, naturalista e técnica.

Testemunhos dos nossos alunos

"O Yoga é o encontro comigo própria, com o meu corpo e a minha mente...é a consciencialização das minhas limitações e simultaneamente a capacitação para as ultrapassar"

ANA RITA GONÇALVES

“Uma experiência única,fundamental para que a minha gravidez evoluisse positivamente e o meu bebé crescesse com tão boa energia. A Prof.Vanda ajudou-me a acreditar que era possivel e consegui
usufruir deste bem estar até 1 semana antes do parto. Acredito que tudo foi melhor por ter tido esta oportunidade.”

FÁTIMA SILVA

“Procurava uma actividade que me proporcionasse um equilibrio fisico e ao mesmo tempo mental. Encontrei muito mais. As aulas são fantásticas, desafiantes fisicamente mas também muito relaxantes, os beneficios para a saúde são perceptiveis com a continuação da prática, e a opção por hábitos de vida mais saudáveis acaba por surgir naturalmente.”

TÂNIA MARCOS

 

 

"Na procura do melhor para o desenvolvimento do meu bebé escolhi o Yoga, porque mais do que um exercício físico ou do que uma atividade lúdica, é um modo melhor de viver e, sobretudo, de Ser. O Yoga introduziu (e traduziu) na nossa existência, vivências físicas, psicológicas, espirituais e éticas."

PAULA LOUREIRO

“Precisava de deixar de ser a pessoa em que me estava a tornar, precisava de voltar a sorrir.
A opção do Yoga na altura, apesar de não o saber, era a mais indicada para mim, pois tendo sempre praticado desporto desde a infância, necessito sempre de algo que me faça mexer, que me faça tentar descobrir os meus limites e tentar superá-los.”

Rui carvalheira

“Entrei no Áshrama da Costa da Caparica, pela primeira vez, em abril de 2009. Gentilmente, a professora Vanda Freitas deixou-me fazer a primeira aula. Gostei tanto que, desde então, nunca mais saí de lá. ”

Lígia sequeira

sê a mudança que pretendes ver no mundo