Yoga para Mãmãs e Bebés

Esta é a aula ideal para começar um mês após o parto. Esta aula divide-se em duas partes, a primeira com massagem Shantala entre a mãe ou pai e o seu bebé, e a segunda parte com exercícios de Yoga que beneficiam o estágio em que os progenitores se encontram.

 

Massagem Shantala:
A Shantala é uma maravilhosa técnica de massagem originária da Índia e foi trazida para o ocidente por Frederick Leboyer, obstetra francês. É uma encantadora forma de aproximar ainda mais o vínculo da mãe com o seu bebé! O vínculo criado entre o massageado (o bebé) e quem o faz (mãe, pai, avós, cuidadores, etc) é de extrema importância para o bebé. Por isso, quem vai aprender a técnica deve agir com muito amor e carinho no seu coração. A massagem pode e deve ser aplicada em bebés a partir de um mês de idade, e não antes disso, e mediante autorização do pediatra.
A técnica da Shantala não é difícil de aprender, mas a arte em aplicá-la deve ser respeitada e assimilada. Deve-se criar uma rotina para se fazer a massagem, ou seja, ela deve acontecer sempre no mesmo horário, de preferência ao anoitecer. Pois após recebê-la o bebé deve tomar um banho de imersão para se acalmar ainda mais e ter um sono reparador, longo e prazeroso.
Durante a aplicação, outro ponto importante é o óleo a ser passado no corpinho do bebé. Ele deve ser de vegetal biológico (extraído das plantas) e não mineral, vindo do petróleo! Os melhores são os de amêndoa-doce, coco, girassol e uva. Leboyer enfatiza a importância de quem vai aplicar a massagem, de estar 100% onde se está, prestando a atenção no seu bebé, mantendo o olhar nos seus olhinhos, e a mãe (de preferência) e o coração juntos. Os benefícios que essa massagem proporciona são diversos, entre eles a sensação de bem-estar e calma. Ao receber o 'toque', o bebé sente-se mais seguro e acolhido. Os estímulos que eles recebem através do toque, produzem endomorfinas, hormonas neurológicas que reforçam sensações de amor, calor, amizade... um verdadeiro ato de amor! Então, lembre-se: a hora reservada para aplicar a Shantala, é hora de ambos estarem juntos, olho no olho, toque a toque!

 

 

Yoga pós parto

Nesta aula vamos fazer exercícios de Yoga para a recuperação física e emocional da nova mamã indo ao encontro suas novas exigências.

 

Através do Yoga escolhemos os exercícios mais adequados para corresponder à recuperação dos novos ritmos de sono com técnicas de relaxamento e consciência corporal. O alivio das novas dores de costas derivadas da posição incorrecta durante a gestação e agora durante os breves minutos de amamentação será uma realidade através da prática de posições de flexibilidade sobre a coluna vertebral e ainda de reforço da cintura abdominal.. Daremos também atenção a exercícios que estimulam a produção do leite materno para que seja um prazer amamentar o seu bebé e que o leite materno perdure enquanto a mamã assim o desejar. Daremos ainda foque ao reforço da cintura abdominal.

 

Perguntas Frequentes

O meu bebé ainda é muito pequenino para esta actividade?
Este momento poderá ser experenciado a partir de um mês de idade mas acima de tudo quando a mãe se sinta confortável para sair de casa e queira viver um momento de fortalecimento do vínculo mãe e bebé.

 

O meu bebé a essa hora poderá ter que mamar ou mudar a fralda

Não tem qualquer problema. As necessidades do bebé estão sempre em primeiro lugar, por isso, continuará a desfrutar de toda a envolvência podendo dar de mamar/biberão ao seu bebé ou mudar a fralda.

 

E se chorar?

Nesta dinâmica os bebés sentem-se muito calmos e tranquilos e pela experiência choram muito pouco. No entanto, o choro é a forma que o bebé tem para comunicar. É normal e todos os participantes têm essa experiência com os seus bebés. Por isso, nenhum pai ficará incomodado, pelo contrário, a comunicação dos bebés é sempre bem vinda.


o Yoga exponencia o Ser Humano

em todas as suas facetas positivas